Resenha: Sejamos Todos Feministas (sem spoilers)

13925_ggMarço foi o mês das mulheres e decidi que durante ele, eu iria apenas ler livros escritos por autorAs. Já estava escolhendo o terceiro livro a ser lido, quando comecei a procurar um sobre feminismo, pois nada melhor que ler sobre esse tema durante março. Vi muitas pessoas falando sobre Sejamos Todos Feministas, então resolvi lê-lo para tirar minhas próprias conclusões.

Sejamos Todos Feministas é uma leitura indispensável para todos. Ele trata da temática feminista, explicando conceitos e o próprio movimento de maneira bem simples e direta. A autora, Chimamanda, apresenta de forma clara o que é ser feminista e desmistifica muitas ideias equivocadas que as pessoas têm sobre essa luta do dia a dia das mulheres. Por isso, todos, sem exceção, deveriam lê-lo.

“Sempre que vou acompanhada a um restaurante nigeriano, o garçom cumprimenta o homem e me ignora. Os garçons são produto de uma sociedade na qual se aprende que os homens são mais importantes do que as mulheres, e sei que eles não fazem por mal, mas há um abismo entre entender uma coisa racionalmente e entender a mesma coisa emocionalmente. Toda vez que eles me ignoram, eu me sinto invisível. (…) Sei que são detalhes, mas às  vezes são os detalhes que mais incomodam.”

3d752832720a6b32a6e9b0838ae2a509

Foi uma leitura bem rápida, já que o livro é bem curtinho. A escrita de Chimamanda e o jeito como ela relata suas experiências sendo uma mulher negra nigeriana na sociedade atual me cativaram de maneira inexplicável.

“Existem mais mulheres do que homens no mundo – 52% da população mundial é feminina, mas os cargos de poder e prestígio são ocupados pelos homens. A já falecidade nigeriana Wangari Maathai, ganhadora do prêmio Nobel da paz, se expressou muito bem e em poucas palavras, quando disse que quanto mais perto do topo chegamos, menos mulheres encontramos.”

Assim que li a última página, já estava com vontade de ler tudo de novo. Já adicionei a coleção de obras da autora na minha lista de Quero Ler no Skoob. Preciso te dar mais motivos para ler esse livro? Então corra e leia logo, por favor. Você não vai se arrepender!

Deixe um comentário :)

